Sonho de consumo de 10 entre 10 donas e donos de casa, os robôs aspiradores estão cada vez mais acessíveis e, hoje, é possível encontrá-los por uma fração do preço que custavam há alguns anos.
O que pouca gente sabe é que o surgimento do primeiro robô aspirador já tem quase 30 anos. Em 1996, a Electrolux surgiu com o primeiro modelo projetado para realizar a limpeza de superfícies, como pisos e tapetes. Ele usava um ultrassom para evitar obstáculos e, como todo produto inovador, ele entregava muito menos do que prometia, sendo comum ficar preso em obstáculos simples ou até colidir com os móveis da casa.
A tecnologia, no entanto, rapidamente se desenvolveu e o mercado passou a receber novos modelos com regularidade. Além disso, com o avanço da robótica, dos sensores e da própria capacidade de processamento destes aparelhos, hoje em dia, o consumidor tem opções de todos os tipos para ajudar na hora da limpeza.
Neste post, vamos falar de 5 dos melhores modelos de robô aspirador de entrada, ou seja, modelos confiáveis, eficientes, mas que, por não contarem com os recursos mais sofisticados do mercado, têm preços mais acessíveis.
Aspirador de Pó Robô Mondial Pratic Clean RB-11

Mesmo sendo um modelo de entrada, o aspirador robô aspirador RB-11 da Mondial conta com uma série de funções para ajudar na limpeza doméstica. Ele varre, aspira e limpa (função mop, que permite passar um pano enquanto aspira). Sua bateria dura cerca de 90 minutos e ele tem 30w de potência. Possui três sensores antiquedas e é bastante silencioso. Como é comum entre modelos de entrada, ele faz a limpeza de forma aleatória (não grava um mapa da casa em seu sistema), o que pode fazer com que ele percorra várias vezes o mesmo lugar.
Vantagens
Silencioso
Eficiente para limpeza superficial
Altura de 8cm
Desvantagens
Depósito pequeno
Limpeza aleatória
Quando trava em algum objeto, as rodas de borracha podem marcar o piso
Multilaser HO041

Também multifunção, o robô aspirador Multilaser HO041 varre, aspira e passa pano, tem potência de 30w e sua bateria pode durar até 120 minutos em operação. Um ponto a se considerar é que ele é ligeiramente alto, o que pode fazer com que fique preso embaixo dos móveis. Conta com três sensores antiqueda.
Vantagens
Faz boa limpeza superficial
Sensores funcionam adequadamente (levando-se em conta a média da categoria)
Silencioso
Desvantagens
Limpeza aleatória
Tem dificuldade com obstáculos pequenos (fios, tapetes, etc)
WAP Robot W100

O robô aspirador WAP Robot W100 é um dos modelos mais vendidos e recomendados de sua faixa de preço. Tem apenas 7,5cm de altura, o que permite que ele entre sob móveis sem grandes problemas. Assim como os demais modelos, ele é multifunção e conta com 17w de potência e sua bateria promete uma operação de até 1h40. Apesar da potência nominal menor, o aparelho da WAP é bastante eficiente na limpeza do dia a dia.
Vantagens
Eficiente na limpeza do dia a dia
Silencioso
Robusto
Desvantagens
Limpeza aleatória
Reservatório pequeno
Veja o preço do modelo da WAP!
Philco PAS08C MOP

Com autonomia de 1 hora, o robô aspirador multifunção Philco PAS08C MOP tem no controle remoto seu grande diferencial. Com ele, é possível indicar as mudanças de direção necessárias para que seu aspirador se concentre nas áreas que você gostaria que limpasse mais. Além disso, ele conta com um pacote tradicional do seu segmento, que são os sensores antiqueda e limpeza aleatória.
Vantagens
Controle remoto
Eficiente
Silencioso
Desvantagens
Autonomia da bateria
Reservatório pequeno
Dificuldade com obstáculos
Mondial RB-03

Com 35w e 1h30 de autonomia de bateria, o robô aspirador Mondial RB-03 tem características interessantes, como a borracha das rodinhas que não risca o chão, tem apenas 7,6cm de altura e ostenta a maior potência nominal dentre os modelos listados. Assim como o modelo da Philco, ele conta com controle remoto.
Vantagens
Potência
Altura
Ótima limpeza
Desvantagens
Reservatório pequeno
Recarga da bateria demora até 6 horas