Como fazer o sumário no Word

Sumário ou índice é aquela página que geralmente encontramos no início ou final de livros, trabalhos e monografias. Ele “resume” o documento, trazendo a sua estrutura principal e divisões (capítulos, temas e páginas) com a finalidade de facilitar a localização pelo leitor de um determinado tema ou assunto ou entender como se está estruturado o documento em geral.

Lembramos também que o sumário é especialmente importante quando se fala em trabalhos acadêmicos de conclusão de cursos, sendo item obrigatório em monografias, teses ou TCCs, dentre outros documentos gerais que devam seguir as normas técnicas da ABNT.

Neste ponto, o Word traz uma ferramenta incrível que é pouco usada pelas pessoas: a possibilidade de criar um índice automático e, inclusive, se você vier a alterar depois o documento, de atualizar o mesmo.

Formatando títulos e subtítulos

Para que a ferramenta funcione, você precisa antes organizar o seu documento do Word, configurando os títulos e subtítulos. Para tanto, use a opção “Estilos” do Word. Ele fica localizado no menu superior > “Página Inicial”> Seção “Estilos”.

Para configurar um estilo com a fonte e tamanho de sua preferência, você pode clicar com o botão direito do mouse em cima de um “estilo”. Exemplo: clique com o botão direito em “Título 1” e depois “modificar”>formatar.

Assim que terminar de configurar todos os títulos (TÍTULO 1) e subtítulos (TÍTULOS 2, TÍTULO 3, TÍTULO 4….), sempre mantenha o uso em seu documento do “estilo” correspondente quando se tratar de capítulos, títulos e subtítulos. Lembre-se: o que você formatar nestes estilos é o que o Word irá puxar para fazer o índice.

Organizado e formatado o documento, vamos então criar o índice. Clique no meu superior em “Referência”, depois na primeira seção (“Sumário”) e escolha a opção de índice que quer criar. Pronto! O Word criará automaticamente o índice.

Atualizar índice

Uma vez criado o sumário, se você quiser atualizá-lo, seja porque criou novos títulos ou subtítulos, seja porque alterou as páginas, em razão da adição ou exclusão de trechos, pode fazê-lo de forma automática. Basta clicar em cima do Sumário e depois em “Atualizar Sumário”.

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