A Associação Brasileira de Normas Técnicas é temida por muita gente, mas tem um papel fundamental na padronização de documentos acadêmicos e outros que a utilizam como seu manual de estilo e escrita. Neste post, vamos falar um pouco sobre a lombada da ABNT, que é a parte da capa que reúne as margens internas do documento. Simplificando, lombada é o dorso do documento, ou seja, a parte que fica visível em um livro, quando você o coloca na estante (veja o exemplo na foto da Pixabay).

De acordo com a ABNT, a lombada ser estruturada da seguinte maneira:
a) nome(s) do(s) autor(es), quando houver;
b) título;
c) elementos alfanuméricos de identificação de volume, fascículo e data, se houver;
d) logomarca da editora.
- É recomendado também a reserva de um espaço, se possível de 30mm, na borda inferior da lombada, sem comprometer as informações ali contidas, para a colocação de elementos de identificação que possibilitem a localização do documento.
- A lombada pode ser escrita horizontalmente ou verticalmente, com o sentido de leitura começando pela parte de cima da capa. A ABNT estipula mais algumas regrinhas para fazer a lombada corretamente. Veja abaixo as principais:
- Se houver mais de um autor, os nomes devem ser impressos um abaixo do outro nas lombadas horizontais e separados por sinais de pontuação, espaços ou sinais gráficos nas lombadas descendentes, abreviando-se ou omitindo-se o(s) prenome(s), quando necessário, no caso de autores pessoais.
- O título deve ser impresso no mesmo sentido do(s) nome(s) do(s) autor(es), abreviado, quando necessário.
- Os elementos alfanuméricos de identificação devem corresponder ao conteúdo abrangido pelo documento, abreviados, quando necessário, de acordo com sua natureza, separados por sinais de pontuação, espaços ou sinais gráficos, e impressos no mesmo sentido da lombada.
- A logomarca da editora deve ser impressa no mesmo sentido da lombada.