Por que o logo da Apple é uma maçã?

Claro que quem conhece um pouco da língua inglesa, sabe que apple significa maçã. Mas você já parou para se perguntar, por qual motivo Steve Jobs decidiu nomear uma empresa de tecnologia com o nome de uma fruta e ainda usar uma maçã mordida como símbolo de uma das companhias mais inovadoras do planeta? Como tudo relacionado a Jobs é envolto por uma aura de genialidade, mistério e até divindade, em alguns casos, há ao menos três versões amplamente divulgadas na internet, mas que nunca foram oficialmente confirmadas pela empresa.

Homenagem a Isaac Newton

A primeira é de que Jobs e Steve Wozniak, seu parceiro na criação da empresa, quiseram fazer uma homenagem a Isaac Newton, matemático do século 17 e autor da teoria da lei da gravidade – é famosa a história de que a inspiração para que Newton escrevesse a tese que revolucionou a ciência mundial foi inspirada pela queda de uma maçã em sua cabeça, enquanto dormia embaixo de uma árvore.

A versão da homenagem a Newton tem tido bastante força nos últimos anos, após começar a circular na internet o que seria a primeira versão do logo da Apple, em 1976. Nele, no lugar da icônica maçã mordida que aparece nos iPhones atuais, havia uma imagem de Newton sentado embaixo da macieira, acompanhado da seguinte frase: “Newton… A mind forever voyaging through strange seas of thought… alone” (Newton, uma mente viajando eternamente por mares desconhecidos de pensamento… sozinho, em tradução livre).

Homenagem aos Beatles

Outra versão difundida é de que Jobs e Wozniak decidiram homenagear uma de suas bandas preferidas, os Beatles, que criaram, em 1968, a Apple Records, para produzir e divulgar seus próprios discos. O logo da gravadora, obviamente, é uma maçã, o que acabou rendendo uma briga judicial entre a empresa de tecnologia e o selo fonográfico dos Beatles.

Frugívoro

Há, ainda, uma outra versão bastante conhecida dos fãs da marca. Dizem que, nos anos 1970, Jobs era frugívoro, ou seja, se alimentava basicamente de frutas e a maçã era um de seus pratos preferidos. Na época em que começou a idealizar sua empresa, Jobs havia passado uma temporada em um sítio no qual havia diversas macieiras e isso acabou inspirando o gênio da tecnologia a batizar a empresa com o nome da fruta.

Versão bônus: a fruta proibida

Um pouco menos difundida é a versão que diz que Jobs quis fazer uma alusão à história bíblica de Adão e Eva e que a maçã seria uma espécie de fruto do conhecimento. Até por isso, ela aparece mordida no logo e justifica um trocadilho perfeito para os amantes da computação. Em inglês, mordida é bite, enquanto byte é uma unidade computacional de informação. A maçã apareceria mordida pois houve uma “byte into an apple”.

Deixe um comentário