Uma dúvida comum de muitos usuários de programas do pacote Office – e até mesmo de outros softwares, como editores de imagem e gráficos – é sobre as opções Salvar e Salvar como. Vamos supor que você esteja trabalhando em um documento Microsoft Word e que ainda não tenha salvado pela primeira vez este arquivo no seu computador. Ao clicar em Salvar, automaticamente o programa carregará função Salvar como. Mas atenção: isso só acontece na primeira vez em que você for salvar este documento.

Isso acontece porque, na primeira vez em que você salva o documento, é preciso dar todas as diretrizes para que o programa o armazene corretamente. Isso implica nomear o arquivo, indicar o local onde gostaria que ele fosse salvo e até mesmo mudar a extensão do documento – apenas para referência, o Word, por exemplo, permite uma grande variedade de arquivos salvos: DOC, DOCX, RTF e até PDF. Depois de salvo pela primeira vez, você pode usar livremente a opção Salvar, na qual você não precisa fazer todas estas etapas de dar nome ao arquivo, definir a extensão, etc.
Mas e se você já tem um arquivo salvo pela primeira vez e resolve mudar seu nome ou alterar o tipo de extensão? Basta escolher a função Salvar como, que o menu completo de salvamento ficará disponível.